segunda-feira, 24 de agosto de 2009

20 anos sem Raul Seixas - Remake da Música "Gospel"


Recentemente, uma "pérola" foi encontrada pelo produtor Marco Mazola, uma figura lendária da MPB. Tal descoberta veio a calhar tendo em vista a comemoração dos 20 anos da morte do autor de "Maluco Beleza". A música entitulada "gospel", foi composta por Raul Seixas e Paulo Coelho, para a trilha sonora de uma novela global. Mas a censura da ditadura, viu a letra e a proibiu. No princípio era uma voz meio desafinada, misturada a um violão numa gravação tosca, do ano de 1974. Após recuperar a música numa remasterização em 20 canais, Marco Mazola, chamou o vocalista Roberta Frejat do Barão Vermelho, para compor um novo arranjo, o resultado, foi uma bem humorada versão da música original.

Quando Raul morreu, muitas missas foram rezadas por ele ( inclusive uma na Catedral da Sé, em São Paulo, onde o padre leu um poema de São Francisco de Assis, cuja autoria é atribuída a Raul Seixas). Na contra-capa da coletânea lançada pela Sony Music - O Início, o Fim e o Meio (1992) , o próprio Paulo Coelho encerra sua homenagem ao ex-parceiro com algumas palavras de São Paulo que Raul teria sempre mencionado. Na verdade, quando em 1975 foi lançado o LP Novo Aeon e o assunto foi ventilado, Raul declarou em alto e bom som que:

"A verdade é que Jesus Sempre Está em Minhas Músicas"

Sim , sem dúvida. Mas está Como? Aqui neste trabalho, com praticamente toda a obra de Raul Seixas na mão, podemos verificar isso imparcialmente, tranquilamente e sem essa ingênua esperança de que o filho pródigio - a ovelha negra - retorne ao rebanho. Pois que não se trata nem de uma ovelha, mas de um bode negro que encerrou sua obra com um disco chamado Panela do Diabo. Ele mesmo tomou todas as providências para que isso acontecesse:

Diz que o paraíso já ta cheio também
Vou levar um "lero" com o diabo ,
Antes que o inferno fiquei cheio também.

Nos tempos de Galileu Galilei, a Inquisição fazia questão de que o herege primeiro se arrependesse , para depois ser torrado na fogueira. Quando não conseguiam isso através de promessas de libertação ou qualquer outra sedução, tomavam outra providências. Se , por exemplo , o infiel já tivesse morrido há muito tempo , eles providenciavam um boneco e tocavam fogo (daí essa prática até hoje de queimar o Judas na Semana Santa). Não sem antes fazer uma Confissão e um arrependimento simbólicos. Nós somos um país eclésico , mas é preciso manter um mínimo de respeito pelo papel de cada um. Eu acho que o Padre que leu o poema de Raul Seixas na Catedral da Sé deve entender pouco da obra do roqueiro. Senão ele naturalmente conheceria uma música que se chama Só prá Variar , onde Raul diz:

Antes d`eu me confessar com o padre , nenem
Vou comer três quilos de cebola!
Vejo de perto o Papa - ai que luxo , meu bem!
Vou rasgar dinheiro , tocar fogo nele
Só prá variar!

Mas falemos de Jesus Cristo , que agora estará para sempre na obra de Raul Seixas. Podemos começar por Judas , uma brilhante sacada da Dupla Raul/Paulo Coelho , em 78 , no LP Mata Virgem. Quem assistiu ao filme A Última Tentação de Cristo , deve se lembrar do diálogo entre Judas e Cristo , onde eles combinaram o papel de cada um (papel este ao qual eu pedi respeito momentos antes). No belíssimo filme - que por sinal alvoroçou a Inquisição no mundo todo - , Jesus diz para Judas alguma coisa como A mim coube a parte mais fácil, que é ser pregado na cruz. A você, a mais difícil , que é ser o traidor! Você é o mais capaz, o mais forte e o escolhido!

Na verdade, uma compreensão mais ampla de um diálogo desse exige um pouquinho de sensabilidade. Mas o que vejo de importante nisso é que a música Judas foi feita muitos anos antes do filme ( a voz , no início, que pergunta Ei, quem é você? é do Paulo Coelho ) . A letra diz:

Parte de um plano secreto
Amigo fiel de Jesus
Eu fui escolhido por Ele
Para pregá-lo na cruz.

Cristo morreu como um homem
Um mártir da salvação
Deixando prá mim seu amigo
O sinal da traição

Mas o filme é coisa de "cinema de arte" e estas sofisticações. Vamos falar de coisas mais alegres. Na música S.O.S Raul pede socorro aos discos voadores. Mas, além de pedir socorro externo, ele insinua que andou perdendo um tempo danado quando diz:

Andei rezando para Tótens e Jesus
Jamais olhei pro céu
Meus disco voador, além...

Em Novo Aeon, Raul dá mais uma idéia do que é a Sociedade Alternativa:

Sociedade Alternativa , Sociedade Novo Aeon
É um sapato em cada pé
Direito de ser ateu e de ter fé
(...)
Direito de ter riso de prazer
E até direito de deixar Jesus Sofrer!

Também em Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás é muito curiosa a estrofe que engloba o Cristianismo. Observem, porque aqui também se exige um pouco mais de atenção:

Eu vi Cristo ser crucificado
O amor nascer e ser assassinado.
Eu vi as Bruxas pegando fogo
Prá pagarem seus pecados!

Em Al Capone , apesar dele mesmo também não ter abandonado o palco , recomenda:

Hei, Jimi Hendrix, abandona o palco agora
Faça como fez Sinatra, compra um carro e vai embora.
Hei , Jesus Cristo , o melhor que você faz
É deixar o pai de lado , foge prá morrer em paz.

Em Cowboy fora da Lei, ele diz:

Oh! Coitado! Foi tão cedo!
Deus me livre, eu tenho medo:
Morrer Dependurado numa Cruz!

Por outro lado, Raul busca outros aspectos do universo religioso. Em Baby:

A madre da escola te ensina
A reconhecer o pecado
E o que você sente é ruim
Mas, baby:
Deus não é tão mau assim!

Em Paranóia ele descreve a tragédia emocional que a educaçao religiosa consegue fabricar no coração das crianças, com a idéia de que Deus vigia em todos os lugares. Na música Eu sou Egoísta (versão original), ele declara enfaticamente:

Onde eu estou não há sombra de Deus

Portanto, se o Raul a estas alturas está andando de disco voador por aí , naturalmente não será naquela esquadrilha do palestrante de Brasília em 1983...

É indiscutível que Raul Seixas, foi um grande cantor e músico. Talentoso e revolucionário. Talvez suas letras tivessem a clara intenção de chocar as pessoas, mas fica sempre a dúvida: Até que ponto as letras de Raul Seixas e Paulo Coelho, poderiam ou ainda podem influenciar negativamente as pessoas?

Parceiro histórico de Raul, o escritor Paulo Coelho admite que foi publicada uma matéria no site Brasil On-Line onde é declarado abertamente o envolvimento de Paulo Coelho com o satanismo, pelo jeito o tal bruxo não está mais se incomodando em mostrar abertamento quem ele é. A impressão que tenho é que ele deixou seu público tão acostumado com sua performance que agora ninguém mais vai se importar em saber quem ele é. Mudados os valores agora é chique ser bruxo, mago, feiticeiro... satanista. "E o que eu tenho a ver com isso?" alguém poderia dizer...

Acontece que não é pequeno o número de cristãos que curtem ler os livros desse autor que fez fortuna... Até então eu não havia lido nada tão explícito, já que para muitos o termo "mago" não passa de uma designação para "esotérico". No entanto pelo que parece o tal bruxo já não está mais se preocupando em esconder seus laços com o reino das trevas.

"O autor da biografia do escritor Paulo Coelho diz que se surpreende que o escritor esteja vivo após experiências com drogas ou a prática do satanismo. (...) Ele nasceu meio morto, em coma, quase morre ao nascer e depois pelas drogas, pelos eletrochoques, pelas práticas satânicas, pela repressão política da ditadura, mas sobreviveu a tudo."


Para escrever o livro, conta Morais, foi necessário acompanhar Coelho durante vários meses, além de ter acesso aos diários que o escritor guarda sob chave.


Para Morais tudo foram surpresas desde a primeira vez em que se encontrou com o escritor, porque esperava a "um pop star" e, no entanto, foi "uma pessoa muito singela" que saiu a seu encontro. Contudo, segundo o escritor, ainda sobram dúvidas sobre seu biografado.


Em fevereiro de 1982, em pleno auge de sua época de drogas e satanismo, Coelho foi ao campo de concentração alemão de Dachau e disse ter visto "algo ou alguém" que o encorajou a "mudar o caminho", uma mudança cujo primeiro passo seria se encontrar com alguém dois meses depois.


"Eu não sei o que se passou em Dachau, poderia ser seqüela das drogas ou dos eletrochoques, mas sei que foi muito importante para produzir transformações tão profundas em Paulo", disse Morais.


A partir dessa visita, Coelho abandonou as drogas e as seitas satânicas e dois meses depois conheceu quem ainda considera seu mestre, que lhe encorajou a fazer o Caminho de Santiago, uma viagem da qual nasceria seu célebre romance "Diário de um Mago".


"Para o leitor é melhor que a biografia tenha sido escrita por um ateu do que por um crente", considerou Morais, que se mostrou cético quanto aos episódios em que Coelho afirmava ver, escutar ou sentir espíritos. "Compreendi por que não sou um fiel leitor seu, porque para isso é preciso ter fé."


Como cristão, espero que esses "espíritos" que antes certamente deviam ser malignos e que atormentavam a vida do "ex-mago", hoje sejam anjos do Senhor, a interagir e guardar a vida de Paulo. Além disso também esperamos que o encontro com esse algo ou alguém, a quem Paulo Coelho chama de mestre, tenha sido com Jesus de Nazaré. Assim como um dia Cristo tirou a cegueira do xará do renomado escritor, outrora chamado de Saulo de Tarso, esperamos que o mesmo tenha acontecido com esse brasileiro, inegável artista das letras.


Fonte:

http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2008/11/12/ult4738u16866.jhtm

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u466727.shtml


Nenhum comentário: