segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Especial Círio 2009 - Virgem Maria de Nazaré... A mãe de Jesus, o filho de Deus!


Falar de Maria de Nazaré, neste dia especial, é sobretudo falar de uma mulher honrada. Uma mulher que teve o privilégio de gerar em seu ventre o fruto sagrado de Deus. A primeira aparição de Maria, conforme a bíblia sagrada registra, ocorreu em Mateus 1:18, "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo".

A escolha de Deus por Maria, decorreu por razões interessantes: o louvor, o temor e a adoração dela à Ele, conforme segue em Lucas 1:26 a 45 e Lucas 1:46 a 55 e também pela sua humildade:

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor

E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;

Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,

Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.

E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.

Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.

Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.

Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.

Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia;

Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre

Mas falar de Maria, mãe de Jesus, nos tempos atuais de religiosidade, é tocar num tabu, porque embora nosso país seja Laico, isto é, sem uma religião oficial definida, nossas raízes são católicas e todos nós crescemos acreditando em tudo aquilo que foi nos ensinado, nas escolas e no seio familiar.

Nossa fé foi regida por uma sistema tradicionalista e repleto de dogmas. Ao atentar para a leitura bíblica, em um seminário para líderes cristãos, fui surprendido por muitas coisas, das quais, em síntese, posso brevemente destacar:

1 - Deus detesta idolatria e não aceita que nós adoremos a outros "deuses", "imagens", ou qualquer outro tipo de coisa, em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:3-5;

2 - A idolatria sempre existiu, antes mesmo da existência de Moisés. Que subiu ao monte, para trazer as tábuas dos dez mandamentos de Deus. Os judeus naquela época, conheciam outros povos, politeístas (que cultuavam vários deuses) e da mesma forma, também confeccionaram para si, um bezerro de ouro. Êxodo 32:8.

3 - Além do Bezerro, os povos daquela época, cultuavam um deus pagão chamado Baal:

"E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito".

4-O Apóstolo Paulo, também deparou-se com a adoração à outros deuses, como à deusa Diana, em Éfeso, conforme narra os Atos dos Apóstolo 19:

Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices,

E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.

E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.

Mas quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios.

5- A Biblia ainda fala que certos comportamentos são tão reprováveis quanto a idolatria:

"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria..." 1ª Samuel 15:23

6-Além disso, Deus também odeia tolerância contra falsos profetas e coisas sacrificadas a ídolos:

"Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria". Apocalipse 2:20;

Sendo assim, concluo que a igreja católica, tem perdido a cada dia, mais e mais da sua já fragilizada credibilidade, não só pelos fatos históricos, totalmente desprovidos de sentimentos nobres e virtudes, como as cruzadas e a inquisição, como as viagens missionárias, que impuseram uma cultura e religião diferente daquelas que os povos colonizados, tinham por costume.

Particularmente, entendo que nada deve se impor, pois até Deus que é Deus, nos dá o livre arbítrio... por que os homens e suas religiões insistem em contrariar a vontade do Pai?

O comando que Jesus Cristo deu aos discípulos foi este, conforme Marcos 16, versículos 15 e 16 :

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Simples assim. Infelizmente muitos acreditam que quem deve condenar os incrédulos são os próprios homens.

Mas a bíblia diz em Salmos 94:1,

"O SENHOR Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente".

Talvez você tenha pensado até aqui...

Mas o que tudo isso tem haver com o círio e Virgem de Nazaré?

Eu esclareço:

Segundo a história relatada no site http://www.ciriodenazare.com.br/

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

Ocorre que não há a citação da fonte de tais informações, sendo portanto, precipitado considerá-las verdadeiras.

Como já sabem os paraenses, Santa Maria de Belém do Grão Pará, foi a última província portuguesa a se inserir na República Brasileira. Tendo assim, profunda ligação com a cultura e a religião portuguesa, que se impôs durante muito tempo, sob o regime monarca e católico.

Não obstante a herança sócio-cultural portuguesa, fomos também influenciados em vários outros aspectos, como a devoção à Maria, de forma imperiosa, através da fundação da Basília de Nazaré, fomos acostumados a participar de romarias e procissões.

Segundo o Dicionário Aurélio, Romaria significa:

Reunião de devotos que participam de uma festa religiosa.

E Procissão:

Cerimônia religiosa em que sacerdotes e sectários de um culto seguem, geralmente em filas, entoando preces, levando expostas imagens ou relíquias dignas de veneração, etc.

Ocorre que, conforme falamos anteriormente, Deus assim se refere acerca dessas coisas em Êxodo 20:4,

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra"...

Tais palavras encontram-se na própria Bíblia Católica.

Maria era obediente a Deus, conforme relata a Bíblia Sagrada e sabia que só Jesus tinha poder para fazer milagres. Ninguém mais a menos que usasse seu nome. A prova disso está em João 2:5 e em João 16:24,

"Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser".

"Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra".

Embora este texto tenha somente a intenção de defender um ponto vista, à luz da Bíblia, creio que deva ser considerado pelos católicos, pelo menos para reflexão, já que em nenhum momento, houve o desejo de ofender ou contrariar a fé desses irmãos.

Dizia Jesus:

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". João 14:6

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 8:32

Desejo que todos desfrutem dessa verdade e vivam em paz!

Bom feriado a todos

E uma semana abençoada!

Grande abraço!