segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Especial Círio 2009 - José - O pai adotivo de Jesus

Retomando a matéria da semana passada. Falaremos hoje de alguns fatos, narrados biblicamente, que talvez contrariem as doutrinas católicas, mas que não têm, de forma alguma a intenção de ofender ou desrespeitar a fé daqueles que crêem.

Segundo narra a bíblia, há uma aparente contradição nos evangelhos, que precisa ser esclarecida, segundo seguem as citações:

“(...) Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.” (Mateus 1:15-16)

“ Quando Jesus começou o seu ministério, tinha cerca de trinta anos, e era tido por filho de José, filho de Heli, filho de Matat, (...) (Lucas 3:23)

Segundo Marcos Libório, da "Associação Cultural Montfort", há uma explicação plausível para isso em Deuteronômio 25:5,

Realmente parece haver divergência no nome do Pai de José. Mas de acordo com a lei de Moisés, em Deuteronômio 25, se um irmão ou parente morre sem filhos, o irmão ou outro parente deveria tomar a viúva do defunto para lhe dar uma descendência. Daí, um evangelista chamar o pai de José pela natureza, e outro pela lei.

De fato, diz o Deuteronômio 5:25,

"Se alguns irmãos habitarem juntos, e um deles morrer sem deixar filhos, a mulher do defunto não se casará fora com um estranho: seu cunhado a desposará e se aproximará dela, observando o costume do levirato. Ao primeiro filho que ela tiver se porá o nome do irmão morto, a fim de que o seu nome não se extinga em Israel."

O Apóstolo Lucas não usou a palavra “gerado por”, mas “filho de”, para mostrar bem que Heli era pai segundo a lei, e não segundo a natureza.


Para melhor compreensão, temos esquematicamente:

O Evangelho de Lucas atesta que o imperador Augusto ordenou um recenseamento em todo o Império Romano, que na época incluía toda a região, e a jovem Maria e seu esposo José se dirigiram a Belém, por ambos serem da Tribo de Judá e descendentes de Davi. Nessa época, reinava na Judéia Herodes, o Grande, monarca manipulado pelos romanos, célebre pela crueldade.

O texto do Evangelho deixa claro que José, o carpinteiro, era o pai legal e certo de Jesus, pelo que (Mateus 1) é através de José que é referida a ascendência de Jesus até Davi e Abraão, embora o texto deixe inequívoco que ele não foi o pai biológico de Jesus. José quando encontrou Maria grávida "sem antes terem coabitado", "sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente", quando na época a lei bíblica vigente (Deuteronômio 22) prescrevia a lapidação (morte por pedradas) das adúlteras. Eis que, então, enquanto José dormia, apareceu-lhe, em sonho, um anjo que pede-lhe que não tema em receber Maria como sua esposa, "pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo", passagem normalmente interpretada pelos cristãos como uma concepção sem necessidade de uma participação masculina e, desde que se a suponha também virgem, de uma concepção virginal (já por tradições judaicas, Jesus é referido como "mamzer", algo como bastardo). De qualquer forma, portanto, o Evangelho não deixa dúvidas de que não é "pela carne" que Jesus herda os títulos messiânicos de "filho de Davi" e "filho de Abraão" com o que Mateus abre o Novo Testamento.

O texto evangélico também é insistente —ao apresentar a genealogia de José e citar uma linha patrilinear que inclui os reis de Judá e vai até Davi e Abraão— em ressaltar terríveis impurezas morais na ancestralidade de José, o marido de Maria a mãe de Jesus. Entre tantos homens, somente quatro mulheres, além de Maria, são citadas por Mateus nessa lista genealógica: Tamar, Raabe, Rute e a mulher de Urias (Betseba), respectivamente: uma incestuosa, uma prostituta, uma estrangeira (era proibido aos israelitas casarem-se com estrangeiras) e a que foi tomada como esposa pelo rei Davi, que para obter isso encomendou a morte de seu marido, Urias, significando aqui o assassinato e o adultério.

Nessa época, Maria, sua esposa deu à luz Jesus numa manjedoura, pois não encontraram outro local para se hospedarem em Belém. Devido a tirania do rei Herodes e de sua fúria em querer matar o menino Jesus por ter ouvido que havia em Belém nascido o Cristo (o Messias), a Biblia, no Evangelho de Mateus, refere que Deus, igualmente em sonho, orientou seu esposo José para que fugissem para o Egito. Assim, apenas nascido, Jesus já era um exilado, juntamente com José e Maria seus pais.

Posteriormente, tendo Herodes morrido, um anjo de Deus, igualmente em sonho, aparece a José e orienta-o para que regressem à terra de Israel "porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino". Ao regressar, tendo ouvido que Arquelau (Herodes Arquelau) reinava na Judéia no lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá e, por mais uma vez, em sonho, tendo sido prevenido por divina advertência, retirou-se para a região da Galiléia, voltando a família a residir em Nazaré.

O lugar que José ocupa no Novo Testamento é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silencioso, e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando este tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas (cap. 2), José ainda era vivo, sendo que em todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa. Na Páscoa desse ano, "o menino Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais soubessem", os quais "passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos" e, por fim, o reencontraram no Templo da Cidade Santa "assentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os, os quais se admiravam de sua inteligência e de suas respostas". "Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados" e Maria, sua mãe, diz-lhe: "Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura", sendo essa sua última referência a José estando vivo.

José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.

Ocorre que segundo a bíblia, Romano 3:23,

"... Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus";

E ainda, de acordo com os próprios demônios que reconheceram Jesus em Marcos 1:23-24,

"E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou",

"Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus"

Numa célebre passagem bíblica, Jesus advoga em favor de uma prostituta, em João 8:1-11

"E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando"

"E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?"

"Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra"

"E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela".

"E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra".

"Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio".

"E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?"

"E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais".

O Apóstolo Paulo mais uma vez explicando em 1Coríntios 6:19, disse: "...não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

Em Hebreus 7:26, confirmamos que só há um, que é verdadeiramente santo:

"Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;"

O grande Rei Davi, conclui em seus Salmos,

"Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel". Salmo 22:3

"Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?" Salmo 24:3

Maria, mãe de Jesus, em ações de graças declarou:

"Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome". Lucas1:49

Deus ao exortar Jó, também deixou claro que Santo, só o Senhor que é Deus:

"Chama agora; há alguém que te responda? E para qual dos santos te virarás?" Jó 5:1

O Apóstolo, João em sua instigadora visão do Juízo Final descreve em Apocalipse 5:1-14, que transcrevemos com arestos:

"E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos".

"E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?"

"E NINGUÉM no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele" (Grifo nosso)

"E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele"

"E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi (Jesus), que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos".

"E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares",

"Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças".

"E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre".

"E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre"

Chegamos então à conclusão amados, à duas coisas: Pai não é só o que faz, mas o que Cria. Embora depois de adulto, Jesus tivesse sido constantemente assistido pelo Pai Celestial, quando O buscava através de jejum e orações.

E segundo, só há um, de acordo com os ensinamentos bíblicos que é verdadeiramente Santo, confirmamos isso em Apocalipse 4:8,

"E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir".

Mais uma semana abençoada a todos.

Segunda-feira que vem, falaremos da matéria mais esperada do mês: Maria de Nazaré! Mãe de Jesus, o Filho de Deus!

Um grande abraço!

JP

Fonte:

http://www.bibliaonline.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=doutrina&artigo=20040816194824&lang=bra